+55 042 3226 1144
atendimento@copiosaredencao.org.br

Blog

Posso pedir aconselhamento durante a confissão?

Posso pedir aconselhamento durante a confissão?

Na vida cristã, somos convidados a, constantemente, renovar a esperança na misericórdia de Deus e recomeçar.  Apesar das dificuldades e pecados cometidos diariamente, Deus nos chama para o seu perdão por meio do sacramento da reconciliação.

Quando erramos e estamos arrependidos, de coração humilde, buscamos o sacerdote para a confissão. É necessário, no entanto, compreender se é realmente fundamental ter aconselhamento durante a confissão.

Algumas pessoas questionam: “O padre apenas ouviu meus pecados e me absolveu”, mas o sacramento da confissão não pressupõem para que haja aconselhamento. Já a direção espiritual ou aconselhamento deve ser manifestada pela pessoa e também planejada, pois depende de questões como tempo e preparação da pessoa ao falar da sua situação.

Aconselhamento Espiritual       

        O aconselhamento é o momento no qual podemos olhar para dentro de nós e buscar o crescimento espiritual em uma determinada fase ou área de nossa vida. Nela é possível conhecer melhor as razões das nossas dificuldades, defeitos, crises, para que sejam compreendidas e transformadas em serviço para Deus e para a Igreja. Antes de ser dita, ela deve ser planejada para que o sacerdote compreenda e te aconselhe da melhor maneira.

Confissão

        A confissão é um dos sete sacramentos da Igreja. Como todo sacramento, ele possui passos tanto de quem fala os pecados quanto do próprio sacerdote. Apesar disso, é comum que algumas as pessoas conversam com o padre e exponham situações e detalhes que envolvem os pecados confessados. Embora o sacerdote seja livre para aconselhar durante a confissão, recomenda-se que este momento de falar dos pecados seja objetivo e sempre na primeira pessoa.

Post a comment