+55 042 3226 1144
atendimento@copiosaredencao.org.br

Blog

Porque não desacreditar em um usuário de drogas?

Você já percebeu que muitos usuários de drogas são excluídos e mal vistos pela sociedade?

Sabemos que são grandes os estragos feitos na vida de um usuário de drogas. Essa destruição pode ser percebida ao observarmos, principalmente, o estado emocional da família do usuário. Medo, preocupação, desentendimentos, insegurança, tristeza e dor são algumas das situações vividas.

Mas o grande problema está na falta de compreensão, que muitas vezes, essas pessoas enfrentam por conta do uso, e acabam sendo desacreditados pela sociedade.

Toda pessoa, independente do que viveu, precisa ser apreciada em sua dignidade para poder ser curada. Considerar um usuário de drogas irrecuperável é um ato de rendição. Classificar um usuário como um objeto ou mecanismo defeituoso é cair na injustiça.

Sempre existe uma esperança para essas pessoas que tiveram suas vidas devastadas pelas drogas. Não podemos desacreditar e muito menos criar um estereótipo.

Esse tipo de rótulo só promove uma piora significativa do quadro de dependência e abuso de drogas, fazendo que o mesmo tenha baixa estima de si mesmo, menor sensação de auto eficácia, vergonha e menor motivação para buscar ajuda.

Além disso, existem muitas informações erradas ou equivocadas sobre as drogas na nossa sociedade. Por exemplo, a ideia de que “ele tem má vontade de parar”; “é safadeza”; “uma droga é porta de entrada para outra”; que “as drogas matam” e etc. Tais ideias além de equivocadas atrapalham ainda mais o conhecimento de informações verdadeiras e que realmente podem ser úteis para o usuário, para família e para a sociedade como um todo. Isso sim mata pessoas todo tempo, acaba com famílias e aumenta o medo da sociedade.

Uma outra ideia errada é acreditar que um usuário de droga é uma pessoa com mau caráter. Geralmente os usuários são pessoas comuns, que trabalham, estudam e vivem suas vidas.

Mais do que julgar, é preciso acolher e mostrar para cada usuário que é possível uma transformação de vida.

Post a comment