+55 042 3226 1144
atendimento@copiosaredencao.org.br

Blog

Orientação Vocacional x Orientação Profissional. Você sabe diferenciá-las?

Diversas fases marcam nossa vida pessoal e espiritual. Cada uma delas  traz consigo transformações, sejam físicas ou até psicológicas. A cada etapa surgem novos questionamentos: O que irei fazer da minha vida daqui para frente? Será que sou feliz naquilo que estou exercendo? Qual orientação devo seguir? Sou um profissional de sucesso? Qual é a minha verdadeira vocação?

A partir dessas perguntas, conseguimos adentrar em dois pontos muito comuns na adolescência, na juventude e, por vezes, na vida adulta: a diferença que há entre a orientação vocacional e a profissional.

Apesar de  serem duas questões distintas, ambas caminham juntas para uma compreender a outra. Tanto a orientação profissional quanto à vocacional auxilia uma pessoa a identificar suas afinidades e talentos

Vocação é chamado de Deus!

A orientação vocacional é  um direcionamento que conduz  a pessoa ao autoconhecimento. Permite uma compreensão mais aprofundada sobre a missão que Deus tem para cada um dos seus filhos. É um objetivo que não se deve olhar apenas para os resultados, mas para os sinais de fé e amor que Deus tem para nossa vida. A palavra Vocação, vem do latim, e significa “chamado”.

Ainda dentro da igreja, há várias pessoas que não descobriram o que Deus escolheu para suas vidas, por isso alguns pontos são importantes:

  • Procure ter  uma vida de oração profunda e um contato frequente com a Bíblia. Rezar e meditar a Palavra é ter uma conversa íntima com Deus;
  • Seja participativo dentro da sua comunidade;
  • Busque orientações com alguém que já viva sua vocação dentro da sua paróquia – padres, leigos consagrados, religiosas, pais e mães. A partilha de experiências traz conhecimento e fortalece sonhos, além de ajudar o vocacionado a entender o que Deus tem para ele. Mas lembre-se: não se deve escolher uma vocação por medo do desafio das outras. Vocação é identidade. A proximidade com o diferente deve despertar no vocacionado a clareza do que é, em detrimento aos desafios.

A orientação profissional parte de uma predisposição psíquica

A escolha da melhor direção profissional não afeta apenas os jovens. Diversos adultos estão a cada dia buscando o melhor para si profissionalmente, já que uma carreira mal escolhida pode trazer problemas futuros, como insucesso profissional, decepção financeira e até estresse. É neste sentido que voltamos ao início do texto – quando apontamos que ambas as orientações caminham juntas- ainda  que possuam definições distintas.

A orientação profissional consiste no entendimento de uma carreira que se deseja seguir, baseada nos seus interesses e disposições humanas, o que exige também o autoconhecimento, e consequentemente acaba auxiliando  na solução de conflitos pessoais.

Dúvidas sempre existirão, mas conhecer a profissão que pretende seguir, saber detalhadamente os prós e contras, ajuda a evitar que no futuro se depare  com a desilusão. Por isso, uma orientação bem detalhada e de qualidade com profissionais da área escolhida, auxilia na escolha correta daquilo que se gosta fazer.

Testes também auxiliam

Ainda está com dúvidas sobre o que você quer para seu futuro? Na internet você encontra diversos testes vocacionais que podem te auxiliar na hora de escolher a sua profissão, mas, lembre-se, conversar com alguém da área que você tenha afinidade para conhecer a fundo, também é válido.

Faça o teste aqui!

Comment(1)

  1. REPLY
    Maria Da guia Pereira Oliveira says

    Como não fica nervosa e ser mais popular com as pessoas não tem medo de falar em público e não precisa fica com um papel na mão e olha para à assembleia.

Post a comment