+55 042 3226 1144
atendimento@copiosaredencao.org.br

Blog

Oração: Um tratado de amizade com Deus

Oração: Um tratado de amizade com Deus

No íntimo de cada pessoa, brota uma sincera oração: A minh’alma tem sede de vós” (Sl 62). É uma sede profunda presente no coração de cada ser humano, que deseja ser visto por Alguém.

Por vezes, irá percorrer inúmeros caminhos buscando identificar a melhor forma de saciar essa sede, seja em relacionamentos, dinheiro, viagens, sucesso. Mas, nada disso a saciará verdadeiramente. 

Se Santa Teresa D´Ávila, Mestre da Oração, tivesse a oportunidade de se encontrar com essa pessoa, diria a ela: “ Mira que te mira” (em uma tradução livre do espanhol, “Olha Quem te olha!”). Portanto, essa sede jamais poderá ser saciada nas coisas que o mundo pode oferecer, mas somente em Deus.

Logo, Ele é este Alguém, essa Presença, que preenche até mesmo os vazios mais profundos e escondidos de cada ser humano. Desse modo, a oração é o lugar de encontro com Ele, de ser visto e amado.

Quero ser amigo de Deus

A oração é o diálogo de amor, que surge ao se colocar na presença deste Alguém, que te olha, e te ensina a relacionar-se com Ele. Ali vou criando laços fraternos por meio de uma amizade.

“Eu, entretanto, ensinava Efraim a andar, tomava-o nos meus braços, mas não compreenderam que eu cuidava deles.Segurava-os com laços humanos, com laços de amor.” (Os 11, 3s).

A partir disso, outra grande lição de Santa Teresa é de que a oração é um trato de amizade com Deus. Por isso, ao se colocar em oração deve-se ter em mente que este é o momento de se relacionar com o melhor amigo que qualquer pessoa pode ter, Deus!

Portanto, o mais interessante é que não são necessárias grandes coisas para iniciar esta amizade, pois o próprio Deus já preparou este momento. Ele te espera.

Então, a iniciativa é sempre Dele, a nós cabe apenas a disposição de abrir o coração e pedir ao Espírito Santo que venha em nosso auxílio, durante este diálogo. 

Sobretudo, quando a pessoa se abre para essa amizade, aprende a se revelar tal como ela é, sem medo e julgamentos. Logo, tudo ao seu redor muda, inclusive a maneira de se relacionar com outras pessoas.

Com a oração, encontrar o caminho

Se a oração é este diálogo de amor com Deus, é por meio dela que descobrimos a melhor forma de crescer na intimidade desta relação. Primeiramente, aqui é importante destacar que você só conseguirá avançar neste caminho, quando compreender quem é Deus para você.

Caso a sua visão sobre Ele seja apenas uma ideia, por melhor que seja, ela ainda estará muito distante da realidade. Logo,  você não conseguirá dar passos concretos nessa amizade. Afinal, Deus é uma Pessoa que se comunica com você a todo tempo. 

Então, compreender o mistério do Deus, Uno e Trino é essencial para crescer nessa comunhão de amor, livre e gratuita que não nos exige nada, mas antes, nos dá tudo. 

Contudo, para receber tudo aquilo que Ele deseja dar é preciso abrir-se a escutá-lo, conhecer a Sua vontade. Assim, os planos que Ele tem para você são infinitamente melhores do que se possa imaginar.  

Como está escrito: “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” (1Coríntios 2,9 )

Como rezar: um guia simples

Agora que você já compreendeu que a oração é um trato de amizade com Deus, que Ele te espera e deseja se comunicar contigo, deve estar se perguntando: como devo rezar?

Para te ajudar a dar esses primeiros passos, recomendo você conhecer mais sobre a oração aos moldes de Santa Teresa. Ela irá te dar dicas preciosas, sobre como é importante ter consistência e constância. Por exemplo, é indicado um horário fixo para se encontrar com o amigo, preparar o ambiente e o coração e principalmente: compreender que nesta amizade o mais importante não é falar muito ou fazer grandes coisas, mas amar muito.  

Para abrir o seu coração a este diálogo de amor você pode:

  • Rezar o Santo Terço
  • Louvar a Deus em gratidão por aquilo que Ele é e realiza em sua vida
  • Utilizar o método da Lectio Divina
  • Ler o livro de algum Santo 
  • Fazer uma oração recomendada por algum Santo – Santo Afonso de Ligório possui um belíssimo modelo de oração para entregar-se a Jesus e você pode encontrá-la, na Coletânea de Orações, da Copiosa Redenção. 
  • Pedir ajuda para um irmão mais maduro na fé

Dê os primeiros passos 

Basta dar os primeiros passos, a medida em que crescer nessa relação de amizade, cada vez mais o desejo do coração será  tornar-se semelhante ao seu Amigo. 

Ele por sua vez, estará sempre disponível, pronto a indicar o melhor caminho a seguir ou te carregar no colo, quando necessário. 

Desse modo, perceberá que jamais voltará a caminhar só e que quando não tiver forças, o seu Amigo virá ao seu auxílio e te concederá a graça necessária para que juntos, vocês possam recomeçar. Então, basta desejar de maneira sincera e responder quando Ele te chamar. 

Então, o que está esperando para iniciar essa amizade? Aproveite e compartilhe este conteúdo com os seus amigos.

Post a comment