a

Blog

Oração pela família: Por que você precisa

07 de julho de 2022

Oração pela família: Por que você precisa

Cultivar momentos de oração em família no lar é algo que contribui muito no bom relacionamento familiar. Ainda mais quando se vive em um contexto de pandemia, como o que temos atualmente.

Quando surgiram os primeiros casos do coronavírus, ninguém poderia imaginar que o isolamento, a princípio de 15 dias, fosse se prolongar e chegar a quase 6 meses, como vemos hoje.

Mas, o fato é que isso aconteceu! Além disso, entre as diversas mudanças e adaptações a um novo estilo de vida que ocorreram, as famílias foram as mais impactadas. Portanto, precisaram se reinventar como nunca para manter um ambiente pacífico.

Notícias de casais enfrentando crises matrimoniais devido a convivência intensiva, dificuldades para conciliar as tarefas de trabalho, casa, filhos e família percorreram o mundo.

Não foram poucos os casos de separações durante este período. O que diferencia, então, os casais que se mantiveram firmes e unidos, daqueles que não conseguiram lidar com a convivência extrema? A resposta está em Deus e na vida de oração.

Casais que compreendem que o casamento é uma vocação, uma resposta ao chamado de Deus, são capazes de suportar grandes provas e desafio. Sendo assims, sabem que uma vida familiar feliz está no seio da Trindade, no coração de Deus.

Por isso, se faz tão necessário a oração em família. É na oração que  o casal  compreende esta grande vocação e consegue dar sentido a cada uma das ofertas e exigências que surgem no seu dia a dia.

Por que de uma oração em família?

Talvez você esteja se perguntando como viver isso na prática e quais as razões para que a oração em família faça realmente a diferença nos relacionamentos familiares. Confira abaixo algumas razões que separamos:

Uma casa só se mantém de pé se edificada na rocha que é Cristo

Uma família que está edificada na rocha que é Cristo, diante das tribulações e tempestades que surgem, é capaz de se manter unida, porque a sua confiança está no próprio Deus.

É preciso cada vez mais que os casais espelhem-se na família de Nazaré. Desse modo, compreendam que a família faz parte do divino plano de amor de Deus para a humanidade. 

É aí, na oferta diária para além de si mesmo, que os casais encontram o sentido pleno da sua vocação.

Leia mais Oração para acalmar: 9 sinais para acreditar

Só a graça de Deus pode sustentar de modo perene os laços da carne

As razões que levam diversos casais a se separar hoje em dia, infelizmente, são muito banais. Perde-se o interesse nas coisas simples e não existe mais uma luta e esforço para preservar a sacralidade do  matrimônio.

Só a graça de Deus pode sustentar de modo perene os laços da carne e conduzir os casais a se manterem unidos. Quando as dificuldades se tornam extremas, é no olhar para Cristo que as famílias encontram o sentido para seguir adiante.

O casamento é reflexo de uma realidade eterna

É preciso contemplar o Eterno e deixar que Deus purifique as más intenções e inclinações. Só Ele é capaz de renovar todas as coisas diariamente. É na graça de Deus que está a força, o ânimo e a coragem de vencer a si mesmo.

O casamento é sinal da união eterna de Jesus com a sua Esposa, a Igreja, e esta união é indissolúvel. Assim também deve ser o matrimônio.

Dentro dessa relação o que dará forças para prosseguir adiante, frente aos obstáculos, será o forte desejo de conduzir o outro ao céu, a santidade a qual todos os batizados são chamados.

Toda felicidade tem Deus como fonte

A verdadeira felicidade encontra-se em Deus. Ele é a fonte da água viva que está sempre a jorrar e a nos saciar por completo. O encontro de Jesus com a Samaritana revela essa verdade (Jo 4, 5-42). 

O problema é que muitas vezes busca-se a felicidade nas coisas passageiras e terrenas, quando sabemos que fomos criados para o Eterno, para aquilo que não passa.

Quem tem essa consciência sabe que pode vir os desafios, tribulações, mas que nada é capaz de roubar a paz e felicidade de saber-se escolhido e amado por Deus. É preciso deixar Deus vencer em nós a cada dia.

Como rezar em família

Agora que compreendemos  porque devemos cultivar a oração em família, você deve estar se perguntando de que maneira poderá introduzir a oração em suas atividades familiares.

Separamos então algumas dicas para você:

Reze o terço em família

São João Paulo II em sua Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae, afirma que “o Rosário, ainda que caracterizado pela sua fisionomia mariana, no seu âmago é uma oração cristológica, pois concentra a mensagem evangélica, da qual é quase um compêndio.”

É no Santo Rosário que são depositadas as diversas intenções e necessidades de cada pessoa, que reza não apenas por si, mas apresenta a Deus a humanidade, a Igreja. Uma oração simples, mas tão poderosa, ideal para ser vivida em família.

Reze nas refeições

Abençoar os alimentos antes de cada refeição, agradecendo a Deus pela sua Divina Providência é um ótimo testemunho que os pais podem deixar para os filhos, e que os acompanhará por toda a vida.

Que este momento de oração simples, não seja vivido apenas em ocasiões especiais em família, como datas comemorativas, mas que todos os dias possa ser cultivado o reconhecimento pela bondade e generosidade de Deus que não deixa faltar o essencial a nenhum de seus filhos.

Reflita semanalmente o Evangelho em família

Além das orações individuais que cada pessoa deve manter, escolha um dia da semana em que toda a família possa se sentar, para juntos refletir e meditar sobre o Evangelho e a partir dessa leitura trocar experiências.

Motivar esses momentos de oração fortalece a união familiar, o respeito e, principalmente, o comprometimento de todos com a conversão de vida proposta pelo Evangelho.

Participe das Celebrações Eucarísticas em família

Se é em Deus que se encontra a fonte da nossa felicidade, e esta está sempre disponível para cada um de nós, nada mais justo que O busquemos de todo o coração. 

É na Missa, no Santo sacrifício do altar que Ele se encontra, sedento por saciar a nossa sede. Faça deste momento uma experiência de comunhão familiar. 

Domingo é o Dia do Senhor e é também o dia em que as famílias costumam ter mais tempo de convivência. Por isso, inicie o seu dia e a sua semana participando da Santa Missa junto com a sua família.

Cultivar momentos de oração em família no lar é algo que contribui muito no bom relacionamento familiar. Ainda mais quando se vive em um contexto de pandemia, como o que temos atualmente. Quando surgiram os primeiros casos do coronavírus, ninguém […]