+55 042 3226 1144
atendimento@copiosaredencao.org.br

Blog

Oração em Família: Dicas práticas para rezar com sua família

Oração em Família: Dicas práticas para rezar com sua família

Vivemos tempos difíceis. O isolamento necessário neste período para combater a proliferação do COVID – 19, pode gerar duas reações comuns diante do contexto atual. A primeira é o olhar negativo, pessimista, entregue às murmurações e falta de esperança. A segunda é a que os cristãos devem assumir: permanecer com um olhar de confiança e fé, de amor ao próximo, seguindo as recomendações necessárias das autoridades públicas e também da Igreja, atento às oportunidades que esta crise gera em nosso meio. 

Mas quais oportunidades? Uma das mais – e talvez a mais importante neste tempo – é o cuidado com a Igreja doméstica. Diante da impossibilidade de sair de sua casa, o fiel passa a enxergar aquilo que era ordinário em sua vida, de maneira extraordinária. Sem poder ir até as igrejas, para receber o Corpo e Sangue de Cristo, é preciso se adaptar e aproveitar dos recursos da tecnologia, para acompanhar a Santa Missa pela TV e pelas redes sociais. 

Há alguns dias, o Papa Francisco vem contribuindo com a conscientização sobre a importância de cada fiel permanecer em suas casas. A Itália é um dos países mais atingidos pela crise atual. No último dia 16, o Santo Padre que já vem fazendo as celebrações da Santa Missa via streaming, direto da capela da Casa Santa Marta, manifestou a sua proximidade aos fiéis que não podem participar da Eucaristia, e dedicou especial atenção para as famílias. 

“Continuemos rezando pelos doentes. Penso nas famílias, fechadas em casa, as crianças que não vão à escola, os pais que talvez não possam sair; alguns estarão em quarentena. Que o Senhor os ajude a descobrir novos modos, novas expressões de amor, de convivência nesta nova situação. É uma ocasião bela para reencontrar os verdadeiros afetos com uma criatividade na família. Rezemos pela família, para que as relações na família neste momento floresçam sempre para o bem,” afirmou o Pontífice.

Como promover momentos de oração em família

Como então cultivar estes momentos de oração em família? Lembre-se sempre de que: Deus é Amor e o Amor é simples. Por isso, que tal começar por algo básico e extremamente poderoso, como a oração do terço? Se a sua família não tem o costume de rezar todos juntos, comece por passos simples. Convide os seus familiares para rezarem o terço com você. A medida que isso for se tornando um hábito, você pode começar a avançar, rezando mais um terço, até chegar a oração do Rosário em família. 

Prepare um ambiente que favoreça a oração

Para melhor favorecer este momento de oração, prepare um altar em sua casa com aquilo que você tem. Seja um ícone, uma vela, a Palavra de Deus ao centro, onde vocês possam se reunir diariamente e conecte o seu coração com Deus.

Assista a Santa Missa em família

Diversas emissoras católicas, sacerdotes, comunidades, têm realizado a celebração da Santa Missa diariamente pelas redes sociais e demais canais digitais. Aproveite esta oportunidade para se unir a Igreja também todos os dias. Convide os seus familiares. Ao cultivar este hábito, quando esta crise passar, você terá um amor ainda maior pela Eucaristia e poderá buscá-la com mais frequência. 

Lembre-se, para a maioria da população essa situação é passageira, mas milhares de cristãos no mundo e até mesmo no Brasil, enfrentam essa realidade diariamente. Povos na Amazônia por exemplo, que muitas vezes só podem receber a Eucaristia uma vez por mês ou ano. Ofereça o seu sacrifício também por eles, sinta a dor deste povo e lembre-se sempre de interceder por cada um em suas orações. 

Assista a filmes católicos

Que tal aproveitar para colocar em dia, aquela lista de filmes que há tempos você quer assistir mas nunca têm tempo? Essa é uma ótima oportunidade para conhecer melhor a vida dos santos e aprender com eles, como enfrentar os desafios deste tempo. Além disso, é uma ótima opção de lazer em família. 

A todo momento são muitas as informações que vêm sendo divulgadas para atualizar a população sobre o avanço do vírus e os dados referentes a ele. São informações importantes, mas em excesso podem gerar sentimentos de desânimo, apatia e tristeza. Por isso, escolha um momento do seu dia para acompanhar as principais notícias e nas demais ocasiões, busque consumir conteúdos mais leves, que promovam bem estar e renovem a esperança. 

Seja criativo com as crianças 

É importante conscientizar as crianças sobre os cuidados que são necessários neste tempo. Explicar o porquê elas não podem sair para brincar como fazem normalmente e principalmente: mostrar a elas que apesar dos desafios, o Papai do céu olha e cuida de cada um de seus filhos.Neste momento Ele também sofre com tudo o que vem acontecendo com seus amados filhos. Conte histórias de personagens bíblicos para eles e mostre como essas pessoas enfrentaram os momentos de crise. Promova pequenos teatros ou dinâmicas . Somos chamados também a nos assemelhar a elas neste tempo. “Deixai vir a mim as crianças, porque delas é o Reino dos Céus.” (Mateus 19:13-15)

Curtiu as nossas dicas? Tem algo de diferente que você tem feito junto com a sua família? Deixe aqui nos comentários e compartilha com a gente as suas experiências. Que cada um de nós possa viver este tempo com o coração repleto de Esperança. 

Comments(5)

  1. REPLY
    Rosangela Pimentel Mastroumano says

    Amo todas aa postagens do YouTube, fiz a Semana Santa.
    Que Deus os abençoe muito.

    • REPLY
      Maria Eliza says

      Preciso tanto de oração. Necessito de um milagre para reatar meu casamento. Orem pela minha família por favor.

      • REPLY
        Emerson Luiz says

        Olá, Maria Eliza.
        Estamos em oração por você e pelo seu casamento.
        Deus abençoe!

  2. REPLY
    Maria Eliza says

    Preciso tanto de oração. Necessito de um milagre para reatar meu casamento. Orem pela minha família por favor.

    • REPLY
      Emerson Luiz says

      Olá, Maria Eliza.
      Estamos em oração por você.
      Deus abençoe!

Post a comment