+55 042 3226 1144

Blog

Jovens Católicos e o discernimento vocacional

A juventude é uma fase da vida onde o sentimento mais fortes é o de alcançar a felicidade e a alegria. No entanto, a vida sempre traz consigo inúmeras sensações de alegrias e tristezas, além das dúvidas.

Os verdadeiros jovens católicos, buscam um ideal. Porém devido as suas preocupações do dia a dia, tem os deixado distantes da religiosidade. A falta de tempo, atrelada com os problemas dentro de casa, causa uma barreira para que ele possa voltar a ter seu encontro pessoal com Deus. Além disso, alguns jovens se afastam da igreja por acreditar que o melhor da vida está em prazeres momentâneos. Entretanto, há uma juventude que acredita que a verdadeira alegria está nos pequenos detalhes da vida.

Entre os jovens que não se envergonham de viver sua fé, há aqueles que  creem que a felicidade está na entrega total de sua vida nas mãos de Deus, consagrando-se, ou tornando-se um missionário para levar a Palavra de Deus a diversas pessoas.

Passos para uma discernimento vocacional

O jovem quando é chamado a servir a Deus, deve seguir alguns passos para um discernimento vocacional:

  1. Desenvolver uma experiência maior com Deus. A oração é base para isso.
  2. Ser participativo dentro de sua igreja.
  3. Complementar suas formações catequéticas e sacramentais.
  4. Conhecer as vocações da igreja.
  5. Refletir sobre suas habilidades e limitações

Após essa etapa o jovem candidato deve entrar em contato dizendo suas motivações, antes de iniciar o seu caminho vocacional.  Em seguida, uma equipe o chamará para conversar pessoalmente com um responsável pelas vocações a fim de começar um acompanhamento.

Lembre-se: a vocação não é algo que se inventa, mas uma realidade designada por Deus. Outro ponto importante, é descobrir o que o Senhor tem para nos falar, para isso é necessário perceber e reconhecer a voz de Deus em nosso interior. Aos poucos, Deus inspira  novos desejos, outros pensamentos.

Ficou interessado em realizar um acompanhamento vocacional? Entre em contato conosco.

Comments(2)

  1. REPLY
    Rosemeire says

    Sou de Maringá gostaria de saber, se tem algum evento em Maringá agendado para o ano de 2018 com a presença da irmã Zélia?????????? ou para 2019, por favor me mande…. obrigada Deus os abençoe

    • REPLY
      Loja virtual says

      Neste ano a Irmã Zélia não tem nada programado em Maringá, e a agenda do próximo ano ainda não está aberta, em outubro já estará disponível.
      Deus abençoe!

Post a comment