a

Notícias

Congresso convida sacerdotes e religiosos a refletir sobre saúde mental e emocional na vida consagrada

09 de agosto de 2023

Congresso convida sacerdotes e religiosos a refletir sobre saúde mental e emocional na vida consagrada

O VII Congresso Âncora retorna à modalidade presencial, com o objetivo de revolucionar a saúde psíquica, emocional e vocacional dos participantes

O Congresso Âncora chega à sua sétima edição em 2023. Neste ano, o evento volta a ocorrer na modalidade presencial, nos dias 15 e 16 de setembro,  na cidade de Pinhais (PR). Com o tema geral Revolução da Ternura, o Congresso é voltado para o clero, religiosos(as), leigos consagrados, psicólogos, formadores, sacerdotes, seminaristas e interessados no tema.

O termo Revolução da Ternura tem sido frequentemente utilizado pelo Papa Francisco durante estes últimos anos de pontificado. Em muitos discursos e homilias, o Papa costuma instigar os consagrados a serem estes agentes de ternura no mundo. Mas foi o seguinte questionamento do Papa, em uma de suas audiências, que inquietou a equipe do Centro Âncora acerca do tema: “Estou permitindo que o Senhor me ame com a sua ternura, transformando-me em um homem/mulher capaz de amar desta forma?”.

“A vida consagrada exige esse amor terno ao outro, e sabemos que o ato de amar vem da experiência filial com Deus. Se a revolução começa dentro de nós – religiosos, sacerdotes, consagrados – será possível ensinar a todos a diferença do Deus justo que redime o homem daquele que o castiga”, explica a diretora do Centro Âncora e religiosa da Copiosa Redenção, Irmã Adenise Comer.

Programação do Congresso

Com o objetivo de proporcionar aos participantes este reencontro com a ternura de Deus e os impactos positivos que essa experiência tem em sua vida vocacional, bem como na saúde psíquica e emocional, as palestras do Congresso abordarão os seguintes temas: “Ternura é a experiência de sentir-se amado”, “A face oposta da Ternura”, “Mentes vulneráveis”, “A ternura do processo de acolhida”, “A ternura no processo de discernimento e integração” e “A ternura como pedagogia em Francisco de Assis”.

O evento trará especialistas em saúde mental e vida consagrada para aprofundar cada temática, dentre eles: Dom José Antônio Peruzzo, arcebispo de Curitiba (PR), o médico psiquiatra Dr. Maurício Nasser Ehlke, a médica psiquiatra especialista em psiquiatria e espiritualidade Dra. Tatiane Maiochi Cunha, os psicólogos e sacerdotes Pe. Rosimar José de Lima Dias, Pe. Ronaldo Zacharias  e ainda Frei Sidney Damasio Machado.

Revitalização da vida consagrada

O Centro Âncora é uma casa de acolhida especialmente edificada para amparar sacerdotes e religiosas(os) que apresentam sofrimentos e angústias. O Centro Âncora é constituído por uma equipe técnica transdisciplinar, cujo maior chamado é o ministério da revitalização daqueles que trabalham em prol da Igreja. 

A equipe é formada por diretores espirituais, conselheiros e profissionais de saúde: psicólogos, médicos, psiquiatras, nutricionista, educador físico, enfermeiro, fisioterapeuta, assistente social e religiosas da congregação da Copiosa Redenção.

Dentro desta missão, nasce o primeiro Congresso Âncora em 2013 com o tema Espiritualidade, Psicologia e Psiquiatria. Nesses 10 anos, muitos temas atuais com impactos na vida sacerdotal e consagrada foram tratados e contaram com a presença internacional como Pe. Amadeo Cencini e Pe. Giovanni Cucci, que estiveram no último Congresso Âncora –  O Ser virtual na vida consagrada e sacerdotal.

VII Congresso Âncora

Tema: Revolução da Ternura

Data: 15 e 16 de setembro de 2023

Local: Pinhais (PR)

Inscrições: congressoancora2023.com

Certificado para todos que participarem de todo o Congresso.

O VII Congresso Âncora retorna à modalidade presencial, com o objetivo de revolucionar a saúde psíquica, emocional e vocacional dos participantes O Congresso Âncora chega à sua sétima edição em 2023. Neste ano, o evento volta a ocorrer na modalidade […]