+55 042 3226 1144
atendimento@copiosaredencao.org.br

Blog

Drogas: como prevenir

É possível prevenir o uso de drogas de diversas maneiras e ainda existem muitos fatores que podem aumentar ou diminuir a probabilidade de alguém experimentar uma droga. O foco no papel da família é essencial, pois, é a instituidora das relações primárias. Diante disso, propõe-se uma reflexão, e consequentemente, a prevenção, ressaltando que relações familiares saudáveis desde o nascimento da criança servem como fator de proteção para toda a vida. Conhecendo os fatores pode-se ajudar na construção de estratégias.

 

Drogas: Fatores de risco e fatores de proteção

 Os fatores de proteção são aqueles que diminuem o risco de alguém tanto iniciar quanto aumentar o uso de drogas, bem como, auxiliam na diminuição ou interrupção desse uso. Os fatores de risco, no entanto, são os motivos ou situações que aumentam a probabilidade de uma pessoa se envolver com uso.

Estes fatores podem ser observados em diferentes contextos da vida e existem vários aspectos que podem interferir diretamente no “tamanho” deste risco, como: gênero, faixa etária, classe econômica, nível de escolaridade, local de moradia, condições sociais, autoestima, projeto de vida, condições biológicas e psicológicas (saúde física e mental), dentre outros.

É importante, no entanto, destacar que um fator de risco nunca determina um comportamento nem a sua causa; aponta, apenas, que há maior chance de que o comportamento ocorra. O risco sugere mais uma vulnerabilidade do que a certeza de que um prejuízo ou dano irá ocorrer.

Abaixo, você pode acessar o nosso infográfico com os fatores de risco e proteção ao uso de drogas:

Há necessidade de reflexão quanto aos esforços preventivos e sua abrangência, pois, a redução do risco requer tanto mudanças subjetivas quanto sociais.

A prevenção do abuso de drogas é sinônimo de vida saudável, empreendimento tão importante para os jovens, a família, a escola, a comunidade e a mídia.

Post a comment