+55 042 3226 1144

Blog

7 dons do Espírito Santo: como eles atuam em nossa vida?

Espírito Santo

A Igreja Católica é rica em dons do Espírito Santo, ou seja, em graças que Deus derrama sobre seus filhos. Existem os dons infusos – que recebemos no momento do batismo, e os efusos – dons de serviço, também conhecidos como dons carismáticos.

Recebemos os dons do Espírito Santo como um auxílio de Deus para a nossa santificação. O Catecismo da Igreja explica que “a vida moral dos cristãos é sustentada pelos dons do Espírito Santo. Estes são disposições permanentes que tornam o homem dócil para seguir os impulsos do mesmo Espírito” (CIC 1830).
Hoje vamos conhecer os 7 dons infusos que recebemos no sacramento do batismo. “Não sabeis que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1 Cor 3,16).

Sabedoria

Trata-se não da sabedoria do mundo, mas da verdade revelada por Jesus. O dom da sabedoria nos faz entender melhor sobre a vida sobrenatural, nos ajuda a distinguir entre o que é essencial em nossa vida e o que não é, a identificarmos o que é de fato importante para nós e o que é secundário. Sem o dom da sabedoria, uma pessoa pode passar a admitir o certo como o errado e o errado como o certo.

Entendimento

Entre os dons do Espírito Santo que recebemos no batismo está o entendimento. Esse dom ilumina nossa razão e nos permite contemplar com mais lucidez e consciência o mistério da Santíssima Trindade, o amor de Cristo pela humanidade, o significado da Sagrada Eucaristia, dos sacramentos, dos ritos litúrgicos, da moral católica, etc.

Ciência

É um dom que complementa os dons da sabedoria e do entendimento, porém não se trata da ciência do mundo, mas sim da ciência de Deus. É um dom que nos permite o reconhecimento da criação como meio para a contemplação de Deus. Graças ao dom da ciência, os santos souberam ver Deus atrás das criaturas. Pelo dom da ciência o Espírito Santo nos indica o caminho a seguir, na realização de nossa vocação e da vontade de Deus para a nossa vida. A ciência é o dom do conhecimento de Deus e de seus mistérios (cf. 1Cor 2,1-5; Fil 3,8-11).

Conselho

O conselho é um dos dons do Espírito Santo com o qual conseguimos discernir retamente sobre como agir ou responder a certos acontecimentos e ou atitudes. Isso diz respeito tanto à nossa própria vida quanto também quando precisamos aconselhar um amigo, por exemplo.

Piedade

Dom do Espírito Santo que nos impulsiona a ter um relacionamento filial e profundo com Deus por meio da oração e de práticas piedosas. Pelo dom da piedade, o Espírito Santo nos dá o gosto de amar e de servir a Deus.

Fortaleza

É o dom da coragem e da força espiritual. Com o dom da fortaleza, Deus nos dá a coragem que precisamos para enfrentarmos os desafios da vida e a firmeza de caráter para suportarmos as perseguições e tribulações. Pelo dom da fortaleza é que os santos recusaram as falsas promessas e enfrentaram as ameaças mundo, muitos com o sacrifício da própria vida.

Temor De Deus

Não se trata de ter medo de Deus. Longe disso, trata-se de um dom que nos leva a temer por Deus, que desperta em nós o desejo de não querer que Ele seja desprezado e deixado de lado, nem pelos outros, nem por nós mesmos. Mas, ao mesmo tempo produz em nós um temor sadio sobre as consequências do afastamento de Deus. O que será da minha vida sem Deus? – podem questionar-se aqueles que temem a Deus. Ou seja, o temor de Deus imprime em mim um desejo ardente de estar unido a Deus e longe do pecado.

Post a comment