+55 042 3226 1144
atendimento@copiosaredencao.org.br

Blog

Amizade: por que ela é tão importante na vida de alguém?

A amizade é literalmente uma forma de amor, pois “amigo” vem do latim “amicus” – que significa preferido, amado. Sua origem está no verbo “amare” – no nosso idioma, “amar”. Na pessoa do amigo, obedecemos ao mandamento de Jesus: “Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo” (Mt 22,34).

Santas Teresa D’ Ávila entendeu perfeitamente essa expressão de Jesus. Num de seus conhecidos escritos, ela diz: “A amizade com Deus e a amizade com os outros é uma mesma coisa, não podemos separar uma da outra”. Disso também podemos compreender que o verdadeiro amigo é aquele que nos leva para perto de Deus, e esse já é um bom motivo para compreendermos o porquê de um amigo ser tão importante para nossa vida.

Um amigo é o um tesouro

Também reconhecendo o valor e a importância do amigo, o escritor bíblico apontou: “Amigo fiel é proteção poderosa, e quem o encontrar, terá encontrado um tesouro. Amigo fiel não tem preço, e o seu valor é incalculável” (Eclo 6,14-15).

Ter um amigo é ter alguém que nos ouça, que nos chame a atenção quando for preciso, que chore a nossa dor, que ria com a nossa alegria. É ter um amparo. Um amigo é capaz de despertar em nós os melhores sentimentos e dar intensidade à nossa vida.

A Ciência comprova os benefícios de se ter um amigo

Além do valor inestimável de um amigo, você sabia que a ciência conseguiu apontar quais são as benfeitorias da amizade para nossa vida?! Alguns estudos demonstraram que um amigo é importante para a nossa saúde física e mental. 

Um dos principais benefícios é a redução do estresse, pois no amigo temos alguém com quem partilhar as emoções e aflições. O simples fato de falar com alguém sobre um problema ajuda a aliviar a tensão. Pesquisadores da Universidade de Chicago, nos EUA, apontam que pessoas solitárias são mais propensas a noites de sono ruim. Além disso, outro estudo publicado no Journal of the American Medical demonstrou a relação entre a solidão e o risco de se desenvolver a doença de Alzheimer. Portanto, teu amigo contribuiu para a tua saúde mental e até mesmo para que você consiga dormir bem.

Um amigo traz qualidade de vida

Outra pesquisa feita pela Brigham Young University, nos EUA, relata que aqueles que passam grande parte da vida sem interagir com outras pessoas, ou seja, não tem amigos, são mais propensos a desenvolverem compulsões por alimento, por bebidas alcoólicas e por cigarro. Esses fatores interferem diretamente na longevidade, por isso, ter um amigo contribui para que a tua vida seja mais feliz, longa e de qualidade.

Outro fator interessante apontado pela ciência é que quem tem amigo sente menos dor. Um estudo sobre a relação entre a dor e afeto foi publicado na revista Psychosomatic Medicine. O artigo aponta que a convivência com pessoas afetuosas nos permite sentir dor com menos intensidade. Já os solitários experimentam a dor de uma forma mais grave. A explicação está no fato de que o sofrimento emocional causado pela dor física é suportado mais facilmente quando temos alguém por perto, o que nos oferece segurança e até conforto, reduzindo, assim, nossa percepção da dor.

A psicóloga Marina Vasconcelos, afirma que “a amizade é uma das formas de aprimoramento do ser humano”. Um amigo tem a capacidade de nos moldar para o melhor que podemos ser.

Um amigo não precisa ser perfeito – ninguém é! Não precisa estar disponível o tempo todo, basta que esteja presente quando se sentir necessidade de conviver um com o outro. E o mais importante é que a relação de amizade seja frutuosa – faça bem para ambos. Um dos gestos mais bonitos que pode haver entre os amigos é a oração. Orar por alguém significa que você o ama e tem cuidado por ele. Ao rezar por alguém você está depositando-o no coração de Deus.

E você, já depositou o teu amigo no coração de Deus hoje?! Que tal aproveitar este momento!

Post a comment