+55 042 3226 1144
atendimento@copiosaredencao.org.br

Blog

Almas do Purgatório: porque a Igreja reza por elas

Almas do Purgatório

Você conhece o poder da oração pelas almas do purgatório?

O Concílio de Trento, em 1563, ensinou que o purgatório existe e que as almas aí retidas podem ser ajudadas pelos sufrágios dos fiéis e sobretudo pelo santo sacrifício do altar. Entrar no céu e participar da glória de Deus é o anseio de cada cristão. No entanto, para que isso aconteça é preciso que a pessoa esteja totalmente purificada de seus pecados e pronta para amar a Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e com todo o seu entendimento.

A maior parte das pessoas vão para o purgatório, pois são poucas as que chegam a um alto nível de santidade ainda nesta vida ou aquelas que, na hora da morte, recebem a indulgência plenária.

Para rezar pelas almas do Purgatório, o fiel deve exercitar três virtudes: a fé, a caridade e a justiça.

Fé – é preciso crer naquilo que a Igreja ensina. Como vemos acima, o Purgatório existe e ela afirma que, para ele “vão as almas das pessoas que morreram em estado de graça, mas ainda não satisfizeram completamente por seus pecados e penas temporais”;
Caridade – é a segunda virtude a ser exercitada. Ela consiste em amar estas pessoas mais necessitadas, pois nada podem fazer, já que estão em um estado de total passividade, dependentes exclusivamente da ajuda dos que estão ainda nesta vida. O dever de cada um é rezar pelas almas que estão no purgatório, pois as que estão, tanto no céu quanto no inferno, já tem sua condição eterna;
Justiça – ela possui dois aspectos: o primeiro é o da piedade com os antepassados, onde você reza pela sua descendência, como uma obrigação filial. Devemos a própria vida a cada um deles. E o segundo aspecto é por causa da justiça em seu sentido estrito, ou seja, quantas almas podem estar padecendo no purgatório por nossa culpa? Por conta de nossas faltas, da nossa cumplicidade no pecado, maus conselhos. Sendo assim, é obrigação de justiça rezar por elas.

Para ajudar as almas do purgatório podemos realizar três coisas: oração, penitência e obras de caridade, já que estas almas não conseguem fazer nada por si mesmas e contam exclusivamente com a ajuda dos que estão nesta vida.
Você sabe qual a maior ajuda que podemos oferecer a elas? O nosso maior auxílio se dá através da Santa Missa.
Antigamente havia o piedoso costume de se terminar a lista de intenções da Missa com um pedido pelas almas padecentes. Infelizmente esse gesto caiu em desuso e seria salutar recuperá-lo. Trata-se de um gesto de caridade para com aqueles que estão impossibilitados.

Oração pelas Almas do Purgatório

Para te ajudar a pedir pelas almas do purgatório queremos apresentar uma oração simples, mas de muita eficácia, ensinada por Nossa Senhora de Fátima: “Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do Inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem”. E as que mais precisam são justamente as que estão no Purgatório.
Para que as almas do purgatório possam encontrar seu descanso no céu precisamos exercitar as três virtudes citada acima, recuperando a prática de piedade que a Igreja acalenta a tantos séculos que é rezar pelos falecidos.

Conheça mais orações devocionais pelas Almas do Purgatório, clicando lo link abaixo:

Oração Devocional: 10 dicas para você crescer na intimidade com Deus

Comments(2)

  1. REPLY
    Sandra Maria says

    Bom dia, gostaria de saber se posso fazer as oracões pelas almas do purgatório dentro de casa ou se tem de ser na igreja. E
    uma explicação de como fazer.
    Desde já, agradeço pelas oracões e por vc me ajudar a crecer ESPIRITUALMENTE e em minha CAMINHADA com Deus. Deus lhe abencõe sempre! Uma mãe que pede sempre a Deus pela cura psicológica de seu filho.

    • REPLY
      Loja virtual says

      Olá Sandra! Você pode fazer a oração em casa mesmo. Ao fazer a oração você oferece por uma alma do purgatório. Conte com nossas orações! Deus abençoe!

Post a comment