+55 042 3226 1144
atendimento@copiosaredencao.org.br

Blog

5 coisas para fazer o ano de 2021 um ano maravilhoso

O início de um novo ano sempre traz consigo uma profunda renovação de esperança e o desejo de vida nova. Talvez por tentativas frustradas, em especial por conta dos projetos que não vingaram em 2020, você esteja receoso em projetar-se para este novo tempo. 

Contudo, é preciso não ter medo, lançar-se no novo que Deus faz ressurgir diante da história e do tempo. 

Existem realidades –  como a pandemia do novo coronavírus – que fogem ao nosso controle. Porém, a postura com a qual acolhemos as intempéries do tempo dependem de nós mesmos e de como enfrentamos a vida. 

Por isso, para ter um ano de 2021 maravilhoso é possível com algumas atitudes concretas já nos primeiros dias. Confira!

Faça um retiro de reflexão e planejamento espiritual

Os grandes mestres da vida espiritual costumam ressaltar a importância de separar um tempo para estarmos à sós com Deus, em retiro. São dias em que nos retiramos para um lugar mais afastado ou uma capela para escutar a voz do Senhor, que conduz nos Seus Caminhos a todos os que O buscam. 

Portanto, o início de um novo ano pede um momento de parar, refletir sobre o ano que passou e todos os desafios e projetar-se a partir da perspectiva da conversão diária, ao qual todos somos convidados. 

Por isso, agende 1 dia e um local, busque a confissão sacramental e o aconselhamento ou direção espiritual de um sacerdote para esse momento. Anote os sentimentos e profecias que o Senhor der e todo o planejamento espiritual que o Espírito Santo te inspirar. 

Ao término do ano, poderá revisar e perceber os feitos de Deus em sua vida. 

Escolha um santo protetor para 2021

Uma prática de devoção que vem ganhando mais e mais adeptos é a do santo protetor para o ano. Essa prática consiste em reservar um momento de oração, pedindo o Espírito Santo e pela Graça da comunhão dos santos receber de Deus um santo para o ano que se inicia. 

Define-se uma lista dos santos mais populares e escreve-se em uma folha seus nomes e uma breve história. Depois da meia noite, na oração de consagração do ano, se faz o sorteio e cada um recebe seu santo do ano. 

Ao longo de 2021, você deverá buscar a leitura de uma biografia deste santo, assistir um filme, ler seus escritos a fim de, por seu testemunho de santidade, compor seu itinerário de conversão pessoal.

Crie propósitos objetivos de desenvolvimento pessoal

Além dos aspectos espirituais, é importante estabelecer propósitos bem objetivos e concretos para o novo ano. Só uma transformação integral do homem garante o sucesso e o crescimento pessoal. 

Portanto, defina uma lista de livros que queira ler, quantidade de páginas diárias e melhor horário para isso; ou, organize a agenda para aprofundar-se em determinado assunto por curso ou especialização; reforme o ambiente de estudos e trabalhos; prepare um check up de exames para certificar-se da saúde; entre outros.  

Descanse para renovar as forças 

Além disso tudo, é indispensável definir alguns dias para descansar antes de engrenar as atividades e projetos do novo ano. Portanto, escolha um local, programe-se com a família, desconecte-se das redes sociais e dos problemas do trabalho e relaxe. 

Como um antigo hino da Igreja diz: “o descanso é também dom precioso”. Não se limite em aproveitar o ócio, o carinho dos entes queridos, programações diferentes, filmes, livros e bons papos. 

Esses momentos de pausa, são também momentos de grandes insights para projetos pessoais e profissionais. Sendo assim, esteja atento às ideias que surgirem e tome nota para que, no retorno às atividades, você possa elaborar os seus novos objetivos. 

Defina 1 hábito para ser transformado no novo ano

As grandes e mais importantes mudanças começam com uma transformação primária. Portanto, defina, no primeiro momento, 1 hábito que precise ser transformado nesse novo ano. 

Escolha esse hábito e crie um projeto que te ajude a vivê-lo de modo concreto. Dia, horário, auxílio de algum utensílio, enfim tudo o que for necessário. Desse modo, se garante a constância e a decisão necessária para um novo tempo. 

 

Comments(9)

  1. REPLY
    JOSÉ MACIEL DE MOURA says

    Agradeço pelos conselhos

    • REPLY
      Maria Ap. Caldas Mutti says

      Bom conselhos ,já escolhi um Santo pra esse ano obrigada irmã,vou procurar seguir seus conselhos e seguir o seu planejamento espiritual,to achando difícil mas ainda não desisti.Salve Maria viva Jesus.Amém.

      • REPLY
        Maria Layde Leite de Souza says

        Sim, com certeza vou fazer se Deus quiser e Ele quer. Muito obrigada!

  2. REPLY
    Roberto says

    Estou rezando pela conversão do coração: meu e da minha esposa, a qual não moramos mais juntos. Infelizmente está no adultério. Mas estou tranquilo e já perdoei. Porém peço que ela se liberte disto e do cigarro.
    Não estou preso ao sentimento, mas o demo, está sempre me trazendo futilidades na mente….a cruz sagrada seja a milha luz…..

  3. REPLY
    Roberto says

    Estabilidade de pensamentos. Aumento da fé.

  4. REPLY
    Joana says

    Ótimo, este conselho, só veio para confirmar o k eu levantei com o pensamento para fazer silêncio, na Igreja, aqui em casa é impossível.

  5. REPLY
    Sandra Rose Rodrigues Cruz says

    Agradecida pelas orientações. Seguirei firme no propósito, com as suas orações intercessórias, minha querida Irmã Zélia. .

  6. REPLY
    Vinólia dos Santos Noronha says

    Muito obrigada Irmã Zélia por existir nas nossas vidas.

  7. REPLY
    MARGARETE CONCEIÇÃO CÚNICO says

    Obrigado. Deus lhe abençoe; continue sempre sendo esse Anjo de LUZ.

Post a comment